Mais uma vez, se festejou o Dia Mundial da Criança na escola de Santiago em ambiente de enorme alegria. As atividades foram diversificadas e bem ao gosto das crianças.
Tivemos os insufláveis, as pinturas faciais e a modelagem de balões que foram uma oferta da Junta de Freguesia a quem muito agradecemos.
Tivemos momentos de dança dinamizados por uma mãe voluntária que merece também o nosso obrigada.
Tivemos um a oferta de um conjunto de material lúdico-desportivo destinado aos momentos de brincadeira nos intervalos, oferecidos pela Associação de Pais de Santiago. A esta associação também dirigimos o nosso sincero agradecimento.
Tivemos também um momento descontraído de brincadeira no Vale das Fadas onde se abordou a importância dos Direitos e Deveres das Crianças.
Sendo um dos direitos fundamentais o Direito à Educação para todos, o dia foi ainda aproveitado para realizar um peddy-paper inclusivo, sugestão da Educação Especial.
A nossa escola, como sabemos, integra-se numa comunidade que se preocupa, de facto, com a INCLUSÃO e, por isso, os alunos dos 3º e 4º anos saíram para o Bairro de Santiago à descoberta de alguns parceiros desta missão, e não só…
Foram às Florinhas do Vouga, à Associação Pais Habilitar, ao Quartel dos Bombeiros Velhos, ao Polo de Leitura de Santiago e ainda à REFood. Em cada uma das instituições, as crianças tiveram uma tarefa a cumprir relacionada com o papel que estas desempenham no dia a dia e que demonstra a preocupação da inclusão que se vive neste bairro onde nos inserimos.
Regressaram à escola cansados, mas, com certeza, felizes e “muito mais ricos” com esta oportunidade que cada um teve de partilhar experiências e saberes diferentes.
O Dia da Criança em Santiago foi um dia em GRANDE!
Joaquina Mourato (Coordenadora de Estabelecimento)