Quantas vezes, enquanto adulto, já realizou certas tarefas pela sua criança/adolescente? Ou porque faz mais rápido que ele, ou porque faz melhor que ele, ou mesmo porque sentiu “pena” de o ver com dificuldades? Quando isso acontece, que mensagem lhe está a transmitir? Está a contribuir para a sua autoestima? Para a sua autonomia?
Uma das tarefas mais importantes dos pais é preparar os filhos para serem cada vez mais independentes. Promover a autoestima, a autoconfiança, a responsabilidade e a autonomia desde muito cedo é fundamental para que o processo de independência seja positivo e consistente.
Para desenvolver essas qualidades é importante que confie e deixe a criança/adolescente assumir responsabilidade pelas coisas em que pode, efetivamente, fazê-lo. A responsabilidade é uma excelente maneira de desenvolver a autoconfiança, bem como, demonstrar à criança/adolescente como se faz determinada tarefa e manter-se na retaguarda, permitindo-lhe explorar, cometer erros e aprender com os mesmos, é a postura que mais potencia o desenvolvimento da autonomia.
De seguida, os Serviços Técnico-Pedagógicos apresentam algumas sugestões para facilitar a promoção da autonomia e responsabilidade do seu educando. Lembre-se que não existem receitas mágicas, que o cuidador é o principal exemplo de atitudes/comportamentos e que todas as dicas devem ser regadas com muito amor e aceitação.
Confie nas capacidades do seu educando: quando delega responsabilidades deve esforçar-se por evitar controlar, comentar, julgar ou avaliar. Ofereça espaço à criança/adolescente, de modo a que possa sentir a confiança necessária para assumir a responsabilidade.
Permita-lhe fazer escolhas: a possibilidade de escolha dá à criança/adolescente a oportunidade de ter algum controlo num mundo onde os adultos tomam todas as decisões. Pode sugerir um número limitado de opções, que são viáveis naquele momento, e deixe-a escolher.
Respeite as adversidades e não lhe dê a resposta/ajuda de imediato: dê-lhe tempo para vivenciar as suas dificuldades, pois estas desenvolvem a sua força. Encoraje o seu educando a responder às suas próprias questões, a partir da pesquisa de informação, reflexão e diálogo.
Evite desencorajar: mesmo que considere que a criança/adolescente não será capaz de realizar determinada tarefa, deixe-a tentar e dê-lhe o seu apoio. Permita que ela saia da sua zona de conforto. Se a criança/adolescente conseguir, perfeito. Se não conseguir, aprenderá com a experiência e sentirá que pode contar consigo.
Permita à criança/adolescente falar por si: quando alguém faz alguma pergunta ao seu educando, deixe que ele responda. Desta forma está a transmitir que o respeita e que valoriza as suas opiniões.
Deixe a criança/adolescente fazer por si próprio: desde muito cedo é possível observar a vontade das crianças em contribuir na família (por exemplo: quando imitam o adulto nas rotinas domésticas). Querem colaborar porque querem fazer parte e sentir que têm valor para o todo, para a família, que são essenciais. Incentive e envolva o seu educando nas tarefas de casa. O quadro seguinte dá exemplo de tarefas possíveis de serem assumidas a partir de cada idade[2] que permitem à criança sentir-se satisfeita, capaz de cuidar de si própria e do ambiente que a rodeia.
2 – 3 ANOS | 4 – 5 ANOS | 6 – 9 ANOS | 10 – 12 ANOS | 13 ANOS OU MAIS |
Arrumar os brinquedos | Manter o quarto arrumado | Colocar e tirar louça da máquina | Fazer a cama e arrumar o quarto | Cozinhar |
Arrumar os sapatos | Ajudar a pôr e tirar a mesa do almoço/jantar | Pendurar roupa pequena no estendal | Participar na preparação das refeições | Limpar casa de banho |
Guardar roupa limpa | Limpar o pó de pequenas superfícies | Varrer a cozinha | Separar o lixo e levar ao contentor | Ajudar a lavar o carro |
Pôr roupa no cesto para lavar | Regar plantas | Trocar rolos de papel higiénico | Cuidar dos animais de estimação | Aspirar e passar a esfregona |
Pôr o lixo no lixo | Dar comida a animais de estimação | Ajudar a preparar os alimentos | Recolher e colocar roupa suja na máquina | Tratar do lixo doméstico |
Ir buscar pequenos objetos necessários à sua rotina (por exemplo: toalhetes, fraldas…) | Ajudar a pôr a roupa no estendal (por exemplo chegando as peças ao adulto) | Ajudar a arrumar compras do supermercado | Apanhar e dobrar a roupa limpa e guardá-la no roupeiro | Ajudar na limpeza e manutenção da casa e do jardim |
Maio de 2021
Os Serviços Técnico-Pedagógicos
[1] Documento elaborado com recurso a: https://uptokids.pt/ ; https://www.educarpelapositiva.pt/ e Öven, M. (2015) Educar com Mindfulness. Porto: Porto Editora.
[2] No caso de crianças mais pequenas, é necessário que o ambiente de casa esteja preparado para que possam ser autónomas garantindo a sua segurança (por exemplo: colocar os objetos que possam ser por ela manuseados em armários/gavetas mais baixas).