PROTOCOLO DE INTERCÂMBIO – PORTUGAL – REPÚBLICA CHECA

PROTOCOLO DE INTERCÂMBIO – PORTUGAL – REPÚBLICA CHECA

PROTOCOLO DE INTERCÂMBIO – PORTUGAL – REPÚBLICA CHECA 1984 1488 Agrupamento de Escolas de Aveiro

O Agrupamento de Escolas de Aveiro, Escola Secundária Homem Cristo e a Escola Gymnázium a Střední odborná škola Rokycany da República Checa estabeleceram um protocolo de intercâmbio para alunos e professores do ensino secundário, com o apoio do Instituto Camões, Centro de Língua Portuguesa em Praga, República Checa.

No contexto de um aprofundamento cada vez maior dos laços entre as nações da União Europeia, à qual ambos os nossos países pertencem, é fundamental estabelecer parcerias em todo o continente para se manter relevante e ter voz. A partilha de saberes e práticas diferentes não só deve ser bem-vinda, mas também uma prioridade, num mundo que avança mais rápido do que nunca e em que a adaptação e a abertura de espírito são a chave do sucesso. É assim com este espírito que ambas as nossas instituições concordam em cooperar e estabelecer uma parceria que ajude os nossos alunos e professores a tornarem-se não só melhores profissionais, mas também melhores cidadãos.

O Instituto Camões, o “Centro de Língua Portuguesa em Praga” e a Embaixada de Portugal na República Checa apoiam plenamente esta iniciativa. É também missão destas duas instituições apoiar e promover os laços entre Portugal e a República Checa; esta parceria enquadra-se perfeitamente no âmbito destes objetivos. Sendo a primeira escola pública a oferecer o português como língua curricular na República Checa, o Gymnázium Rokycany ocupa uma posição de simbolismo e importância que deve ser reconhecida e tal parceria certamente será um grande passo.

Programa

O protocolo contempla a cooperação em diversas áreas do processo educativo como:

1- intercâmbio de alunos e professores;

2- reuniões anuais mas alternadas entre as duas escolas, a cada dois anos uma escola visita a outra, de modo que haverá uma reunião por ano;

3- estadias de uma ou duas semanas, mínimo e máximo;

4- grupos entre 10 e 20 pessoas, incluindo professores e alunos;

5- deve ser dada preferência aos alunos e professores com maior nível linguístico de inglês, ou português no caso checo;

6- possibilidade de ficar em casa de família de acolhimento, respeitando o sexo e a idade dos indivíduos;

7- utilização dos respetivos refeitórios para almoço e pelo preço normal em cada escola;

8- job shadowing para professores;

9- programa cultural paralelo, visita a Pilsen e Praga, do lado checo, e visita ao Porto e Coimbra, do lado português;

10- palestras sobre a importância da União Europeia e da cooperação internacional, o caso da CPLP por exemplo;

11- Aulas introdutórias a uma língua eslava – checo ou russo em Rokycany – ou apenas checo quando visitar Portugal;

12- Possibilidade de frequentar aulas de inglês, francês, alemão ou espanhol em ambas as escolas;

13- Aulas de português para os alunos tchecos em ambos os países;

14- Aulas de História e Geografia relacionadas aos dois países, em inglês;

15- Programa desportivo em times mistos para promover integração e comunicação;

16- Possível programa relacionado à arte.

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