A Serpente Papa-Léguas – Jogo da Mobilidade (https://www.trafficsnakegame.eu/portugal/) é uma campanha criada para incentivar as viagens sustentáveis nas idas para a escola (a pé, de bicicleta ou de transportes públicos), e que tem as crianças e os seus pais como o principal público-alvo. A campanha consiste num jogo de fácil implementação e, além de participar no jogo, cada escola aderente é encorajada a organizar outras actividades e a proporcionar acções educativas sobre segurança rodoviária e mobilidade, questões ambientais e de saúde.
Começando como um projecto relativamente pequeno na Flandres (Bélgica), a Serpente Papa-Léguas evoluiu para uma campanha de âmbito europeu ao longo dos anos, com cada vez mais escolas e países a aderir ao jogo. Os resultados mostraram que a campanha aumenta com sucesso a utilização de modos de transporte sustentáveis e reduz a emissão de CO2. Veja este vídeo sobre como funciona a campanha.
Esta é uma iniciativa que conta com o apoio do Agrupamento de Escolas de Aveiro, das Associações de Pais das escolas envolvidas, da Ciclaveiro como entidade parceira e da ACA-M (Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados) como entidade responsável pela implementação do jogo em Portugal.
Toda a comunidade escolar receberá informação sobre o que é o jogo e como colaborar para que a sua implementação seja bem sucedida e os percursos casa-escola sejam feitos de forma mais sustentável e segura.
O jogo pretende promover os modos de transporte suave como alternativa divertida e sustentável, aliviar o congestionamento de trânsito na envolvente das escolas e incutir nas crianças regras de segurança rodoviária e mais consciência do meio por onde se deslocam, permitindo-lhes ainda fazer mais exercício físico diário ao se deslocarem a pé ou de bicicleta.
Para ajudar os pais, encarregados de educação e as crianças a jogar e a ganhar os autocolantes, a associação Ciclaveiro que é a entidade que apoia esta iniciativa, organiza no dia 15 de maio, entre as 11h e as 13h, uma Cicloficina Especial para Famílias na Casa da Bicicleta (Rua Almirante Cândido dos Reis, nº. 12 – junto ao Quartel da GNR), onde estarão voluntários e ferramentas disponíveis para ajudar e ensinar as famílias a afinar e reparar as suas bicicletas.